Instituição

QUEM SOMOS

A Obra de Nossa Senhora das Candeias é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede no Porto na Rua da Alegria nº 936 2º Dto , estando ainda presente em Aveiro, Águeda, Braga, Pinhel e Olhão. Fundada em 1958, tem como objetivos acolher, apoiar, educar e formar crianças e jovens de ambos os sexos em situação de perigo, de forma a possibilitar a sua integração plena na sociedade. No âmbito do apoio à família presta serviços educativos direccionados à formação e desenvolvimento das crianças e jovens.

Por definição estatuária, sempre que se justifique, a Obra poderá alargar o âmbito de acção a outras situações de carência, independentemente de opções religiosas e políticas.

A Obra de Nossa Senhora das Candeias, para além dos cuidados primários, procura proporcionar aos seus educandos, no desenvolvimento do projecto de vida individual, um ambiente afectivamente rico, psicologicamente equilibrante, culturalmente enriquecedor, formativo de uma consciência moral e cívica exigente e com capacidade participativa e crítica. Assim, a educação dessas crianças e jovens passa necessariamente pela promoção do seu desenvolvimento integral – bio-psico-social -, englobando não só a vertente emocional mas também as vertentes educativa e cultural, de modo a que no futuro contribuam para o exercício de uma cidadania responsável.

Para além da principal actividade de Lar de Infância e Juventude, a Obra dedica-se ainda a outras Respostas Sociais da área da Infância e Juventude e do apoio familiar, designadamente através das suas Creches, Jardins de Infância e Serviços de Apoio ao Estudo.

Hoje em dia a Obra apoia mensalmente em média cerca de 650 crianças e jovens, estando presente em diversos pontos do País.

Em todos os seus serviços, a Obra de Nossa Senhora das Candeias procura estabelecer ligação com a comunidade envolvente e com outras Instituições, de forma a poder dar resposta articulada às necessidades dos seus educandos e em que dirigentes e colaboradores assumem o compromisso de melhorar continuamente a qualidade dos serviços, prestando-os de uma forma personalizada e humana.

A NOSSA ORIGEM

A Obra de Nossa Senhora das Candeias nasceu na Cidade do Porto, no ano de 1958, com o objectivo inicial de apoiar jovens estudantes que se deslocavam para a cidade a fim de continuar a sua formação académica e que, por falta de meios, se encontravam entregues a si próprias e por vezes mesmo em situações de perigo. Mais tarde, surgiram pedidos insistentes para acolhimento de crianças carenciadas / desprovidas de meio familiar funcional, principal vertente da sua actual actividade.

Refira-se ainda que, dedicando-se nos anos iniciais apenas a crianças e jovens do sexo feminino, a partir do ano de 1963, a Obra passou a acolher educandos de ambos os sexos, tendo sido pioneira nesta resposta consciente e assumida perante a necessidade de não separar grupos de irmãos.

Na Ordem Jurídica, a Obra passou a ter existência reconhecida desde 1963, ano da respectiva aprovação eclesiástica, por iniciativa da Juventude Escolar Católica Feminina (JECF). Presentemente é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que insere na ordem jurídica canónica sob a forma de Fundação de Solidariedade Social, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e registada pela inscrição nº01/04, a fls. 110 v. do livro nº6 das Fundações de Solidariedade Social.

Até 1973 a Obra viveu do património e dos vencimentos das suas responsáveis e dos donativos dos amigos. A partir desse ano começa a receber alguns subsídios da Segurança Social, não podendo ainda assim prescindir das fontes de receita anteriores para desenvolver a sua missão com qualidade.

Núcleo Familiar– pequenas células de vida organizadas sob o modelo familiar, lugar onde se criam “laços” entre quantos neles se acolhem mutuamente: crianças e jovens de ambos os sexos e idades heterogéneas, adultos responsáveis que àqueles dedicaram suas vidas, outros voluntários, jovens deficientes ainda carecidos de uma continuidade de apoio e também jovens que cresceram no Núcleo e que estão agora em fase final de preparação para a sua vida activa de forma autónoma. Alguns Núcleos Familiares da Obra integram os Lares de Infância e Juventude, Resposta Social desenvolvida no âmbito de acordo de cooperação celebrado com a Segurança Social já desde 1982.

ONDE ESTAMOS

Para além da principal actividade de Lar de Infância e Juventude, a Obra dedica-se ainda a outras Respostas Sociais da área da Infância e Juventude e do apoio familiar como sejam as suas Creches, Jardins de Infância e Serviços de Apoio ao Estudo.

Hoje em dia a Obra apoia mensalmente em média cerca de 650 crianças e jovens, estando presente em diversos pontos do País, com a seguinte distribuição:

  • Distrito de Aveiro – 2 Núcleos Familiares e 1 Jardim de Infância;
  • Distrito de Braga – 1 Núcleo Familiar;
  • Distrito da Guarda – 1 Núcleo Familiar e uma exploração agro-pecuária onde são desenvolvidas actividades pedagógicas e ocupacionais “A Candeia”;
  • Distrito de Faro – 1 Núcleo Familiar, 1 Jardim de Infância, 1 serviço de Apoio ao Estudo e 1 Atelier;
  • Distrito do Porto – 7 Núcleos Familiares, 2 Jardins de Infância, 2 serviços de Apoio ao Estudo, 1 Atelier como espaço de aprendizagem (escola de aprendizagem na área da costura e dos bordados), 1 Biblioteca e 1 Estabelecimento Comercial na área da confecção-decoração “O Pavio”.

A Obra dispõe ainda de 2 casas de férias (Pinhel e Aldeia das Dez) por onde passam rotativamente as famílias que constituem os Núcleos Familiares e outras casas de apoio.