A nossa origem

A Obra de Nossa Senhora das Candeias nasceu na Cidade do Porto, no ano de 1958, com o objectivo inicial de apoiar jovens estudantes que se deslocavam para a cidade a fim de continuar a sua formação académica e que, por falta de meios, se encontravam entregues a si próprias e por vezes mesmo em situações de perigo. Mais tarde, surgiram pedidos insistentes para acolhimento de crianças carenciadas / desprovidas de meio familiar funcional, principal vertente da sua actual actividade.

Refira-se ainda que, dedicando-se nos anos iniciais apenas a crianças e jovens do sexo feminino, a partir do ano de 1963, a Obra passou a acolher educandos de ambos os sexos, tendo sido pioneira nesta resposta consciente e assumida perante a necessidade de não separar grupos de irmãos.

Na Ordem Jurídica, a Obra passou a ter existência reconhecida desde 1963, ano da respectiva aprovação eclesiástica, por iniciativa da Juventude Escolar Católica Feminina (JECF). Presentemente é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que insere na ordem jurídica canónica sob a forma de Fundação de Solidariedade Social, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e registada pela inscrição nº01/04, a fls. 110 v. do livro nº6 das Fundações de Solidariedade Social.

Até 1973 a Obra viveu do património e dos vencimentos das suas responsáveis e dos donativos dos amigos. A partir desse ano começa a receber alguns subsídios da Segurança Social, não podendo ainda assim prescindir das fontes de receita anteriores para desenvolver a sua missão com qualidade.

Núcleo Familiar– pequenas células de vida organizadas sob o modelo familiar, lugar onde se criam “laços” entre quantos neles se acolhem mutuamente: crianças e jovens de ambos os sexos e idades heterogéneas, adultos responsáveis que àqueles dedicaram suas vidas, outros voluntários, jovens deficientes ainda carecidos de uma continuidade de apoio e também jovens que cresceram no Núcleo e que estão agora em fase final de preparação para a sua vida activa de forma autónoma. Alguns Núcleos Familiares da Obra integram os Lares de Infância e Juventude, Resposta Social desenvolvida no âmbito de acordo de cooperação celebrado com a Segurança Social já desde 1982.